segunda-feira, 19 de outubro de 2009

10 DICAS PARA POUPAR ENERGIA




10 ideias para poupar energia


Mónica Silvares


Pequenos gestos ou investimentos que se pagam a prazo. Reduzir a factura eléctrica depende de si.
Substituir lâmpadas, alterar os sistemas de refrigeração e ar condicionado, desligar os computadores durante a noite e criar novos hábitos de consumo pessoal são apenas algumas das medidas que pode adoptar para poupar a factura energética. Há muitas mais. Das mais simples, como racionalizar as vezes que abre a porta do frigorífico às mais complexas como instalar uma pequena central de microgeração em casa, as escolhas são múltiplas e dependem do empenho de cada um.
1 - Trocar as lâmpadasAs velhas lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas novas lâmpadas de baixo consumo energético. Se não aproveitou o programa de troca gratuita em alguns supermercados, não perca mais tempo já que este novo tipo de iluminação permite uma poupança de 154 milhões de kilovolts/hora, ou seja, 15,4 milhões de kilovolts durante o período de vida das lâmpadas, cerca de dez anos. Apesar de estas lâmpadas serem um pouco mais caras compensa já que têm um tempo de vida maior e gastam apenas um quinto das incandescentes.
2 - Optar por uma tarifa bi-horáriaÉ um tarifário alternativo que permite aos consumidores usufruírem de tarifas mais vantajosas a certas horas do dia/noite, por um período que pode chegar a 76h por semana. O preço cobrado é formado por uma componente fixa - a partir de agora idêntica para ambas as tarifas - e um custo da electricidade: no caso da tarifa simples: 0,1211 euros/kWh e da tarifa bi-horária: 0,1233 ou 0,0663 euros/kWh, conforme seja hora de cheia/vazio. Ou seja, os utilizadores da tarifa bi-horária pagam a electricidade mais cara se utilizarem os seus electrodomésticos durante o dia e não à noite (vazio). O facto de a componente fixa ser agora igual para todos torna mais atractiva a escolha da tarifa bi-horária. No site da EDP tem um simulador onde poderá adaptar o seu caso (www.edp.pt)
3 - Comprar electrodomésticos classe AQuando comprar um electrodoméstico novo não tenha em atenção apenas os preços. A melhor forma de poupar é investindo em produtos energeticamente eficientes e amigos do ambiente. Procure a tabela indicadora da classe energética e informe-se junto dos especialistas do produto. O melhor é optar por electrodomésticos classe A.
4 - Abolir o ‘stand by'Quando vai trabalhar de manhã ou quando vai de férias não se esqueça de desligar a televisão, à semelhança de outros aparelhos, mesmo no interruptor e não no comando. É que, segundo a EDP, o consumo dos aparelhos em ‘stand by' pode representar cerca de 12% do seu consumo de electricidade. Outro cuidado a ter a retirar sempre os carregadores de telemóvel da ficha quando não estão a ser utilizados.
5 - Ar condicionado programávelAqueles que não abdicam do ar condicionado devem optar por um programável, que permite definir a que as horas em que o ar condicionado deve estar ligado. O importante é saber racionalizar, por isso, quando comprar o aparelho, verifique sem tem um termóstato programável. Assim, pode programar o aparelho para meia hora antes de chegar a casa. Outra solução mais económica é a tradicional ventoinha - o ar condicionado é dos aparelhos que mais electricidade gasta quando está a funcionar. Substituir os filtros regularmente (a melhoria da eficiência pode chegar aos 5%) e optar por uma temperatura média de 25ºC pode fazer toda a diferença.
6 - Instalar uma central de microgeração em casaA microgeração visa produzir energia eléctrica em pequena escala no local do seu consumo final. Através de equipamentos de pequena escala, como painéis solares, microturbinas ou microeólicas, pode ser gerada energia para aquecimento de águas sanitárias ou para a produção de energia eléctrica. Mas esta solução trás ainda outras vantagens: produzir energia para vender em pequena escala, sendo aqui que o produtor pode ter muito a ganhar. É que a electricidade produzida num sistema de microgeração é remunerada com um valor seis vezes superior ao que o produtor paga por mês. O custo de compra é cerca de onze cêntimos o kWh e o valor da venda é de aproximadamente 65 cêntimos no caso dos painéis solares fotovoltaicos, por exemplo. Além disso, os portugueses podem contar com benefícios fiscais para a compra do equipamento que cujo investimento inicial ronda, em média, os 15 mil euros para soluções de micro-fotovoltaica. Caso se aposte na microgeração é possível poupar três mil euros por ano, recuperando assim o que se investiu em cinco anos.
7 - Sempre que possível, seque a roupa ao sol e ao vento evitando a utilização da máquina de secar.
8 - Lavar a roupa a frio. Passar de um programa de 60ºC para 40ºC pode poupar até 46% do consumo.
9 - Pintar as paredes em tons claros. Reflecte melhor a luz e diminui a necessidade de luz artificial.
10 - As janelas com vidros duplos conservam melhor a temperatura no interior da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário